Diretrizes

voltar

EDITAL DE PATROCÍNIOS INCENTIVADOS 2018 -  Instituto Grupo Boticário

 

O Grupo Boticário vê beleza em ações de inclusão social que promovam a cultura, o esporte, a educação, a saúde, a diversidade e a equidade de gêneros. É por isso que, por meio do Instituto Grupo Boticário, investe em projetos incentivados de cunhos social, cultural e esportivo, que promovam a transformação da sociedade, sempre em busca de um mundo melhor e íntegro para todos.

O Edital 2018 é liderado pelo Instituto Grupo Boticário e tem por objetivo o apoio de projetos que já estejam inscritos e aprovados nas suas respectivas leis de incentivo. Para participar, recomendamos que leia atentamente as Diretrizes informadas a seguir, nela estão todas as orientações da participação no edital, que podem contribuir para que seu projeto tenha mais chances de ser selecionado.

 

INSCRIÇÕES

Datas:

As inscrições para o Processo de Seleção de Projetos Incentivados do Instituto Grupo Boticário 2018 acontecem a partir das 00h00 do dia 18 de junho de 2018 até às 23h59 do dia 12 de agosto 2018, (horário de Brasília -3 GMT), exclusivamente por meio do preenchimento integral do formulário eletrônico de inscrição deste site.

Processo de Inscrições:

Os interessados em inscrever seus projetos incentivados no “Banco de Projetos do Grupo Boticário” deverão seguir os seguintes passos:

1- Acesse o site http://patrociniosincentivados.grupoboticario.com.br (só serão avaliados projetos que sejam inscritos por meio desta ferramenta chamada internamente de “Banco de Projetos”, respeitando o cronograma previsto);

2- Leia atentamente as Diretrizes para Patrocínio de Projetos Incentivados do Grupo Boticário. Nelas estão todas as orientações de como participar do Edital: quem pode participar, que tipo de projetos atendem às expectativas do Grupo Boticário, e como seu projeto pode se diferenciar e ser selecionado para apoio;

3- Inicie sua inscrição realizando seu Cadastro de Proponente. Caso já tenha participado de outros de nossos editais anteriormente, pode ir direto para o login e senha. Caso seja sua primeira participação, preencha todos os dados de novo cadastro;

4- Após ter realizado seu login ou cadastro, você estará apto a cadastrar seus projetos no Edital 2018. Inscreva quantos projetos quiser;

5- Preencha todas as informações solicitadas no formulário “Banco de Projetos”, inclusive os anexos de documentos. Quanto mais claro você for ao preencher as informações, mais chances terá de seu projeto ser selecionado. Você pode iniciar o preenchimento e voltar para complementar quantas vezes for necessário. Atenção, o não preenchimento de todas as informações desabilita a inscrição do Projeto;

6- Após completo preenchimento do formulário de inscrição, o proponente deve enviar as informações (seguindo as instruções do site). Caso tudo tenha sido preenchido adequadamente, automaticamente será enviado uma mensagem de “Cadastrado efetuado com Sucesso”, que considera que o projeto foi recebido adequadamente pelo Instituto Grupo Boticário;

7- Seu projeto só será considerado realmente “inscrito” quando, ao terminar o preenchimento do formulário, selecionar a opção “finalizar” para envio;

ATENÇÃO! É indispensável que o projeto já tenha aprovação em uma das leis de incentivo fiscal e publicação no Diário Oficial da União até da data limite da inscrição, 12/08;

 

 

Diretrizes para Patrocínio de Projetos Incentivados do Grupo Boticário no EDITAL 2018

 

O Instituto Grupo Boticário, por meio do Edital de Patrocínios Incentivados 2018, busca projetos que promovam a transformações da sociedade nas mais diferentes formas de expressões artísticas, esportivas e ações sociais. Visando dar transparência ao processo de análise e seleção de projetos, assim como democratizar o acesso ao patrocínio, o Instituto Grupo Boticário recebe propostas exclusivamente pelo sistema Banco de Projetos. Os projetos inscritos são avaliados por uma equipe Multidiciplinar do Grupo Boticário, sob a luz dos critérios estabelecidos neste documento chamado Diretrizes para Patrocínio de Projetos Incentivados do Grupo Boticário no EDITAL 2018.

Sobre o Grupo Boticário

O Grupo Boticário acredita que, quando você dá oportunidades para a beleza transformar a vida das pessoas, elas conseguem transformar o mundo ao seu redor. Para nós, atitudes positivas inspiram, transformam e geram oportunidades de crescimento para todos. Com empreendedorismo, sustentabilidade e inovação, somados à paixão e dedicação de uma rede colaborativa formada por cerca de 9.200 pessoas, queremos ser referência no mercado de beleza.

Começamos em 1977 com O Boticário, que acabou levando à constituição do Grupo Boticário, em 2010. Hoje, nossa organização conta com cinco marcas de consumo: O Boticário e quem disse, berenice? – que atuam principalmente por meio de franquias –, Eudora – que tem foco na venda direta, mas também atua por e-commerce e com lojas próprias –, e The Beauty Box – que tem contato com consumidores a partir de lojas próprias e e-commerce, oferecendo multimarcas nacionais e internacionais, além de uma linha própria e a Vult.

A estrutura da empresa se completa com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição sem fins lucrativos que evidencia, ainda, nosso respeito pela beleza natural e com o Instituto Grupo Boticário, que materializa nossa transformação por meio de projetos culturais, sociais e esportivos. Através dele, apoiamos projetos incentivados.

Sobre o Instituto Grupo Boticário

O Instituto Grupo Boticário oportuniza experiências culturais e o contato com a beleza em seu sentido mais amplo: na arte, na natureza, nas relações e no mundo, promovendo acesso ao conhecimento e a expansão do repertório cultural das pessoas.

Responsável pela Gestão de Patrocínio de Projetos Incentivados do Grupo Boticário, o Instituto Grupo Boticário atua desde a criação das Diretrizes até a seleção e monitoramento dos Projetos aprovados por meio deste Edital. Além dos Projetos Incentivados, o Instituto atua ativamente com Espaços Culturais como o Teatro de Bonecos Dr. Botica e o Mundo dos Perfumes. Há também os Projetos de educação e meio ambiente como as Estações Natureza e, também, as iniciativas voltadas à preservação da Memória Organizacional do Grupo Boticário.

 

 

Quem pode participar do Edital 2018

 

Podem participar apenas Pessoas Jurídicas, cujo objeto social ou finalidade institucional compreendam atividades de natureza cultural ou artística, esportiva ou social, com ou sem fins lucrativos (instituições, sociedades, fundações ou associações, sob controle societário ou estatutário de brasileiros natos, naturalizados ou de estrangeiros residentes no Brasil há mais de 03 (três) anos, com idade mínima de 18 (dezoito) anos);

- ser de direito privado sem fins lucrativos: fundações particulares, ONGs, associações, institutos, etc.;

- ser de direito privado com fins lucrativos: produtoras, empresas especializadas na execução de projetos culturais, etc.;

- ser de direito público (da administração indireta): fundações; - são aceitos somente projetos inscritos ou que forem enviados para as Leis de Incentivo como Pessoa Jurídica;

- são aceitos projetos com realização prevista para o ano da inscrição ou, até, o ano subsequente;

Importante atentar-se para alguns temas:

- A instituição responsável responde pela representação jurídica do projeto por meio da pessoa que a representa legalmente, com comprovação em documento societário devidamente registrado na Junta Comercial do Estado responsável ou em Cartório de Títulos e Documentos;

- O responsável técnico é a pessoa que coordena e, juntamente com sua equipe, executa as atividades técnicas do projeto. O representante legal pode acumular a função de responsável técnico desde que, efetivamente, atue como executor/coordenador do projeto;

- É vedada a participação neste processo seletivo de: empregados, acionistas, franqueados ou entidades que possuam como dirigentes empregados efetivos e/ou terceirizados, acionistas ou franqueados do Grupo Boticário, bem como, qualquer profissional envolvido na gestão de patrocínios, e seus parentes até terceiro grau;

- Proponentes que possuírem outro projeto de patrocínio firmado com o Grupo Boticário e que ainda permaneçam com pendências contratuais, sejam de ordem administrativa, técnica ou financeira ou possua histórico, sem justificativa, de atrasos contínuos no envio de relatórios técnico-financeiros, não terão seus projetos avaliados;

- Instituições que possuam políticas, normas ou princípios de gestão de contratos/projetos incompatíveis com as do Grupo Boticário, ou com projetos que preveem apologia ao uso de drogas, fumo, incitação à violência ou degradação do meio ambiente serão desclassificadas;

- Proponentes que possuam pendências com prestações de contas em projetos anteriores ou nos projetos inscritos, serão desclassificados.

 

 

Leis de Incentivo contempladas

 

Só serão avaliados projetos que, até sua data de inscrição, já estejam aprovados em alguma das Leis de Incentivo Fiscal descritas abaixo, com número de aprovação e Publicação no Diário Oficial da União. Especificamente para as leis do Esporte e ICMS, caso o projeto esteja em processo de aprovação, anexe a inscrição já efetuada e descreva o prazo aproximado de retorno da aprovação. Leis de incentivo elegíveis ao Processo de Seleção de Projetos Incentivados do Grupo Boticário:

- Lei Federal de Incentivo à Cultura - Rouanet (apenas se aprovado no artigo 18) e Lei Federal do Audiovisual;

- Lei Federal de Incentivo ao Esporte;

- Lei Estadual de Incentivo à Cultura (ICMS) dos estados de Goiás, Bahia e de São Paulo;

- Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente;

- Fundo do Idoso;

- PRONON;

- PRONAS/PCD.

Também só serão avaliados, projetos que possuam execução prevista para ocorrerem entre novembro de 2018 e dezembro de 2019.

 

 

Linhas de Atuação dos Projetos Incentivados pelo Grupo Boticário

 

Projetos Culturais: Projetos que primem pela transformação social por meio de ações socioculturais. Que estimulem o acesso à cultura e promovam o desenvolvimento da sociedade por meio da arte.

Projetos Esportivos: Projetos que primem pela transformação social por meio de ações esportivas. Que estimulem o acesso ao esporte e promovam o desenvolvimento da sociedade por meio de atividades de qualidade de vida e ligadas ao esporte.

Projetos Sociais: Projetos que primem pela transformação social por meio de ações de educação e saúde. Que estimulem o acesso à educação e à saúde e promovam o desenvolvimento da sociedade e a qualidade de vida de crianças, adultos e idosos, bem como de suas famílias.

 

 

Análise dos Projetos

 

A análise dos projetos recebidos pelo Grupo Boticário, por meio do formulário “Banco de Projetos”, será realizada por uma comissão composta de especialistas e colaboradores de diferentes áreas da empresa. O Instituto Grupo Boticário é o responsável pela coordenação de todo o Processo de Seleção de Projetos, e será o ponto focal para qualquer dúvida que possa surgir sobre a seleção por meio do e-mail patrociniosincentivados@grupoboticario.com.br .

Durante a análise dos projetos, além da adequação aos itens citados anteriormente são, ainda, consideradas as seguintes questões:

- Convergência com a estratégia corporativa e valores do Grupo Boticário e suas marcas: O Boticário / The Beauty Box / Quem disse Berenice? / Eudora / Vult/ Fundação Grupo Boticário/ Instituto Grupo Boticário). Sendo assim, serão priorizados projetos que estejam alinhados aos principais atributos e frentes de atuação da empresa, são eles:

 

1 - Projetos com foco no público do gênero feminino que incentivem o empreendedorismo, a independência, o empoderamento, a liberdade e o protagonismo da mulher.

As marcas do Grupo Boticário têm, de forma comum, o propósito de valorizar a mulher e o gênero feminino como um todo. Essa valorização se manifesta de forma diferente entre as marcas, podendo se expressar de diversas maneiras, tais como: projetos que, direta ou indiretamente, estimulem o debate sobre equidade de gênero; que valorizem o trabalho de artistas mulheres; que viabilizem trabalhos sociais com mulheres em situação de vulnerabilidade; que atuem diretamente com a promoção do empreendedorismo ou da capacitação profissional de mulheres; que tratem de temas relevantes complementares as questões de gênero e diversidade.

2 - Projetos que sensibilizem e engajem as pessoas sobre a conservação e preservação da Natureza, e incentivem a realização de atividades culturais e esportivas em espaços naturais (observadas as práticas de sustentabilidade).

Buscamos projetos incentivados que promovam a conscientização da sociedade sobre a necessidade de se preservar e conservar o meio ambiente. Esses projetos podem ser realizados de forma direta, com iniciativas que divulguem práticas de preservação ambiental, e de forma indireta, promovendo atividades culturais e esportivas em espaços naturais.

3 - Projetos que transformem a sociedade com atitudes positivas, beleza e que promovam a melhora na qualidade de vida e na autoestima das pessoas.

O tema da beleza é fundamental para o Grupo Boticário e suas unidades de negócios, e pode se manifestar de maneiras diversas. Os projetos incentivados podem tratar da beleza como encantamento do público e, também, como o estímulo e promoção do desenvolvimento social e a autoestima de pessoas em situação de vulnerabilidade. Também podem cuidar da saúde e do bem-estar de pessoas que não possuem acesso, por meio de tratamentos, equipamentos e pesquisas com esse foco.

- Alinhamento com as práticas de sustentabilidade do Grupo Boticário;

- Qualidade, considerando o histórico dos produtores ou artistas envolvidos e as características do produto ou ação proposta;

- Relevância, considerando o conteúdo, caráter inovador, oportunidade, singularidade, e impacto cultural e social;

- Adequação financeira, de forma a assegurar a capacidade de apoio do Grupo Boticário e a efetiva realização do projeto;

 

 

Como destacar seu projeto:

 

- Leia atentamente todas as diretrizes e, ao detalhar seu projeto, mostre como ele responde às principais frentes de atuação da empresa. Isso ajudará os avaliadores a compreender se seu projeto atende às expectativas da empresa;

- Quando for escrever Objetivo do Projeto, aproveite para nos contar, em poucas linhas, os principais impactos do projeto. Como ele vai ser realizado e como ele pode transforma a comunidade onde será implementado;

- Vídeo de 1 minuto. Este ano, convidamos os proponentes a nos enviarem um pequeno vídeo, de até 1 minuto, apresentando o projeto. Não precisa ser um vídeo produzido não. Pegue o celular e fique à vontade para fazer um vídeo mostrando os diferenciais do seu projeto. Pode ser uma entrevista, imagens, ou o que achar que mais representa as atividades propostas. Isso vai nos ajudar a compreender melhor a sua ideia. Para nos enviar seu vídeo, suba-o no Youtube, site do projeto ou nas redes sociais e nos envie o link para podermos acessa-lo.

- Caso seu projeto se enquadre ou esteja aprovado em mais de uma lei de incentivo, priorize inscreve-lo nas leis Sociais (FIA, Idoso, PRONAS, PRONON), isso aumentará suas chances, visto que a maior quantidade de inscrições está na Lei Rouanet e as outras leis possuem menos concorrência entre projetos.

 

 

Detalhamento das Fases do Processo de Seleção e cronograma macro:

 

1ª Fase: Inscrição do Projeto e Envio de documentações. Para isso leia atentamente as Diretrizes (18/06 à 12/08/2018);

2ª Fase: Triagem Inicial com análise técnica e documental (Agosto/Setembro/Outubro);

3ª Fase: Análise Detalhada de alinhamento do projeto às estratégias do Grupo Boticário e suas Unidades de Negócios (Agoso/Setembro/Outubro);

4ª Fase: Comitê Multidisciplinar de Seleção de Projetos (Setembro/Outubro);

5ª Fase: Contato com os projetos selecionados e solicitação de documentação para contrato e aporte financeiro (Novembro/Dezembro).

 

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para o Instituto Grupo Boticário: patrociniosincentivados@grupoboticario.com.br